Empregados comemoram 165 anos da Caixa com luta

A Caixa Econômica Federal completou 165 anos nesta segunda-feira (12/01), consolidada como o banco de todos os brasileiros, sendo responsável por 70% do financiamento imobiliário, pela execução dos programas sociais do Governo Federal e o atendimento aos trabalhadores que buscam o FGTS e o Seguro-desemprego.

No entanto, a data é marcada por contradições: enquanto os lucros crescem de forma expressiva, avançam o fechamento de agências, a redução da presença territorial e os impactos negativos para trabalhadores e comunidades. Por isso, os empregados e empregadas realizaram um Dia Nacional de Luta contra o fechamento de agências e por mudanças nas regras do Super Caixa. O programa criado para substituir o Bônus Caixa e o Time de Vendas (TDV), cujas regras praticamente impedem que os trabalhadores cumpram as exigências para o recebimento das comissões e do bônus.

Durante as atividades nas agências e departamentos de todo o país, os dirigentes sindicais falaram da importância da Caixa para o povo brasileiro e da necessidade de valorizar os empregados do banco, que são fundamentais para a prestação do atendimento de qualidade à população.

Confira como foram as manifestações na base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase).

Salvador

12.01 diade luta na caixa ssa f 82652

Em Salvador, o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação da Bahia e Sergipe realizaram manifestação na agência das Mercês, no Centro. O ato expôs os efeitos nocivos de políticas ultraliberais que atacam o caráter público do banco, reduzem direitos trabalhistas e fragilizam um patrimônio estratégico do povo brasileiro.

Durante a atividade, dirigentes sindicais como o presidente do Sindicato da Bahia, Elder Perez; o diretor da Feebbase, Emanoel Souza; a presidenta da Agecef, Karen Santana; e diretor do Sindicato Érico Gomes de Jesus, reforçaram a defesa intransigente do banco público e do Saúde Caixa.

Vitória da Conquista

12.1.26 dia de luta caixa conquista f f3094

No aniversário de 165 anos da Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) realizou um ato nas agências do município, com panfletagem e diálogo com bancárias e bancários sobre temas centrais para o futuro do banco e dos trabalhadores.

Durante a mobilização, o Sindicato conversou com os colegas sobre os impactos do fechamento de agências, apresentou o abaixo-assinado contra o atual Programa Super Caixa e orientou sobre a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro.