Na última sexta-feira (14), a Matriz do Bradesco emitiu um normativo para seus funcionários, no qual alertou que “os clientes têm a prerrogativa de escolha do canal para realizar suas transações bancárias, NÃO PODENDO HAVER RESTRIÇÕES para que se utilizem do atendimento convencional nos guichês de caixa”.
No comunicado ainda consta “de acordo com as disposições da Resolução 4.949, de 30/09/2021, do Conselho Monetário Nacional, Sistema de Autorregulação Bancária Febraban-SARB 004/2009”.
Na avaliação de um dirigente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, a campanha “O atendimento dentro da agência bancária é um direito seu!” surtiu efeito. “Veja que o Bradesco logo tratou de emitir esse normativo dizendo que não pode haver restrições para que se utilize os atendimentos convencionais nos guichês de caixa”, pontuou.
“Já havia um normativo desde 23 de março de 2022 informando isso e o banco não vinha cumprindo. Estava bloqueando os clientes na porta. Aí, o sindicato de Ilhéus começou com essa campanha informando os clientes que é direito deles o atendimento no guichê de caixa, incentivando a fazer denúncias no Banco Central, no PROCON, entrar na justiça e adotar outras providências”, complementou.
Ele ainda afirmou que outros sindicatos da Bahia e do Brasil também adotaram esta mesma estratégia. “O sindicato vai ficar ainda mais atento, porque o banco nunca foi de cumprir com suas normas. Se tivermos a ciência de algum cliente que está sendo barrado na porta para ser atendido dentro da agência, vamos tomar partido e levaremos essas reclamações para os órgãos competentes, até para inspetoria dos bancos”, concluiu.