Reestruturação, fechamento de agências, adoecimento e demissões foram os principais assuntos debatidos no Encontro dos Funcionários do Bradesco na Bahia e Sergipe realizado na tarde deste sábado (18/5), em Salvador. O evento é parte da 26ª Conferência Interestadual dos Bancários e definiu a pauta de reivindicações específicas para o Encontro Nacional.
Os trabalhadores discutiram também as questões envolvendo o plano de saúde do banco, que tem apresentado problemas com a rede credenciada, em especial, nas cidades do interior dos dois estados. Os sindicatos terão até o dia 30 de maio para coletar as informações com os bancários da base sobre a rede credenciada para entregar ao banco.
Ficou definida a realização de uma mobilização unificada nacional no dia 13 de junho, a publicação e um jornal Bradejo, além da organização de uma Comissão de TI, para combater a restruturação através da informática.
Foi discutida também a manutenção do plano de saúde após aposentadoria, uma reivindicação constante dos funcionários do Bradesco. Uma consulta do Sindicato dos Bancários da Bahia mostrou que muitos trabalhadores se aposentaria se pudesse continuar com o plano. A proposta será levada para o Encontro nacional do Bradesco, que acontece no dia 6 de junho, em São Paulo.
A mesa do Encontro foi conduzida pelos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) José Venas e Ronaldo Ornelas.
“O Encontro cumpriu o seu papel. Foi propositivo, esclarecedor e com riqueza de propostas para o enfrentamento as mazelas da reestruturação implementada pelo Bradesco”, avaliou, Ornelas.