Um prestador de serviços da Caixa Econômica Federal (CEF), agência 0069, em Ilhéus, testou positivo para a Covid-19. Diante da situação, o banco não cumpriu os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Foi solicitado à instituição financeira, as medidas de segurança sanitária necessárias, como desinfecção total da unidade e seu fechamento por 72 horas.
Porém, a Caixa informou que não atenderia a solicitação e o atendimento continuaria normalmente, sob a justificativa de que o trabalhador infectado é prestador de serviços e não funcionário do banco.
O sindicato indaga: qual a diferenciação de trabalhadores diante dessa questão, já que todos frequentam o mesmo espaço físico? Independente do tipo de contratação, estão todos no mesmo ambiente e há o contato diário entre colegas funcionários e clientes.
O prestador de serviços foi afastado de suas funções para cumprir o atestado médico, mas sua colega de trabalho direta continua em atividade e a agência funciona normalmente. A Caixa age irresponsavelmente ao ignorar o protocolo da OMS.
O Sindicato dos Bancários de Ilhéus exige uma explicação para tal atitude do banco e cobra a adoção das medidas sanitárias de imediato.