O presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, participou de uma reunião da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com a presença do presidente nacional da entidade, o bancário baiano Adilson Araújo.
O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, nesta sexta-feira (20), em Salvador. Na pauta do debate esteve o novo momento político do país, a necessidade de fortalecer a defesa da democracia e lutar por conquistas para a classe trabalhadora, como a retomada da política de valorização do salário mínimo e fortalecimento das negociações coletivas.
Outro ponto discutido, foi o reajuste da tabela do imposto de renda, com isenção para quem ganha até 5 mil reais, além da garantia dos pisos das categorias, como professores, profissionais da enfermagem, agentes de saúde e endemias, entre outros.
De acordo com Rodrigo Cardoso há convicção da necessidade que o novo governo Lula estabeleça políticas públicas para a retomada do desenvolvimento e combate à fome e às desigualdades.
“Para isso, o movimento sindical precisará cada vez mais ampliar o debate de ideias, com as bases em conjunto com a sociedade”, ressaltou.
“É preciso também, contribuir com a mobilização das forças progressistas e atuar instiucionalmente, junto aos governos, por políticas públicas para melhorar a vida do povo”, destacou o dirigente sindical.