Em contato com o Sindicato, Superintendente da Caixa defende protocolos adotados

O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), entrou em contato, nesta segunda-feira (24), com dirigentes do Sindicato do Bancários de Ilhéus para ratificar o protocolo adotado pelo banco em casos de funcionários positivados para Covid-19.

De acordo com o representante da instituição financeira, as medidas adotadas são: a sanitização da unidade pela manhã e retorno das atividades laborais à tarde; além do funcionário diagnosticado positivo para Covid-19, também são afastados apenas os que tiveram contato direto com o infectado.

Esses trabalhadores assinam um termo, no qual assumem contato com esse funcionário infectado e são afastados e direcionados para teletrabalho (em casa), fazem a testagem para Covid-19, em caso negativo retornam para agência em cinco dias, se o resultado for positivo só voltam para agência após 15 dias.

De acordo com um dirigente sindical, o superintendente da Caixa informou que a agência Jorge Amado, em Ilhéus, não teve ninguém afastado porque nenhum funcionário manifestou ter tido contato colega infectado. “Porém temos a informação que um funcionário da outra agência trabalhou na semana passada na Jorge Amado. Diante disso, pedimos ao superintendente para averiguar a situação, ele se comprometeu as adotar providências caso a situação de fato tenha ocorrido”, disse o sindicalista.

O Sindicato dos Bancários de Ilhéus esclarece que não concorda com o protocolo adotado pela Caixa e o considera inadequado, perante os protocolos sanitários orientados pelas entidades de saúde competentes. A entidade sindical continuará com as cobranças para que as medidas adequadas sejam aplicadas para preservação de funcionários e clientes.