Sindicato dos Bancários de Ilhéus é solidário com a luta dos associados da AABB de Ubaitaba

Área que o governo da Bahia pretende instalar um centro poliesportivo.

O governo do Estado da Bahia sinalizou, recentemente, transformar a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Ubaitaba, em um centro poliesportivo público. A medida afeta diretamente os associados do clube, que terão prejuízos, perdendo o espaço de entretenimento e lazer, já consolidado e único na cidade, com recentes investimentos em sua manutenção, segundo sócios da instituição.

Diante da situação, o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, considerou que a investida do governo estadual sobre a AABB de Ubaitaba não ocorreu da melhor forma possível. “Mesmo sabendo da supremacia do interesse público, o ideal seria que a autoridade pública do estado fosse dialogar com os responsáveis pelo clube, com os representantes dos associados e não apenas tomar uma decisão unilateral”, avaliou.

O dirigente sindical entende que pode ter ocorrido um provável diálogo do estado com autoridades políticas locais, mas seria necessário também ouvir a sociedade civil, em especial os mais afetados, associados da AABB. “Acho que foi uma decisão equivocada, o ideal seria o governo rever essa situação, estabelecer um diálogo, avaliar se essa é a melhor alternativa para a instalação de um centro poliesportivo público para o povo de Ubaitaba, que também obviamente merece esse investimento, mas que não precisa ser afetando o direito dos sócios do clube, que é ativo e tradicional na cidade”, concluiu Rodrigo Cardoso.

Leia nota divulgada pelos associados da AABB de Ubaitaba.

Governo do Estado da Bahia desapropria clube social pronto, para inaugurar como obra pública

No dia 26 de outubro de 2021, a administração da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB de Ubaitaba-BA foi surpreendida com a visita de 2 oficiais de justiça e um representante nomeado do Governo do Estado da Bahia, para execução de um mandato de posse do imóvel concedido pela juíza Andréia Aquiles Sipriano da Silva Ortega da comarca de Ubaitaba-BA, apenas 13 dias após início da ação de desapropriação movida pelo Governo do Estado da Bahia contra a AABB Ubaitaba.

A AABB de Ubaitaba está ativa há 42 anos e conta com mais de mil pessoas, entre associados e dependentes ativos no momento, e é o único clube com espaço de lazer na cidade. Sem a AABB para onde essas pessoas recorrerão?

É possível apontar que na cidade de Ubaitaba existem diversos terrenos que possibilitam a construção de um Centro Poliesportivo, porém, é um fato que seria muito mais conveniente para o governo desapropriar um espaço que já está pronto, e conta com 2 piscinas, 1 campo, 1 quadra, 1 quadra de areia, entre outras estruturas prontas para uso, pois isso facilita a reinauguração como uma obra pública às margens de um ano eleitoral.

Vale a pena nos questionar: até onde vai o poder do governo? Até onde estamos seguros com nossos imóveis, comércios e etc.?  Se esse tipo de ação abre precedente para desapropriação de todo e qualquer bem privado, independente do seu uso social, comercial…? Como ficarão as famílias empregadas direta e indiretamente pela AABB?  Será que realmente isso é de interesse público, ou apenas do interesse de uma minoria que visa vantagens e méritos políticos?… São interrogações diversas que se passam diante da população, e esperamos que o governo repense e analise com bastante cautela a ação que está executando contra a AABB/População de Ubaitaba.