Bancários da Bahia e Sergipe participam do 4º Conselho Nacional da CTB

Bancários no Conselho Nacional da CTB que ocorre em Belém, Pará, sob o lema “Democracia, desenvolvimento, sustentabilidade e trabalho valorizado”.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, representou a entidade durante o encontro.

Os bancários da Bahia e Sergipe estiveram bem representados no 4º Conselho Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que aconteceu entre quarta e sexta-feira (8 e 10/11), em Belém no Pará. Dirigentes da Federação da Bahia e Sergipe e de diversos sindicatos da base participaram do evento.

Com o tema “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”, o evento reuniu dirigentes sindicais de todo o país, representando diversas categorias, para debater temas cruciais, como o combate às privatizações, a crise climática e o papel do movimento social e sindical diante dos desafios do Brasil.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, além do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e outros importantes líderes sindicais e políticos, além de representantes de diversos movimentos sociais.

Durante os três dias e Conselho foram abordados temas como democracia, desenvolvimento sustentável e valorização do trabalho; a relações entre o movimento sindical, a Amazônia e o meio ambiente global; a participação política das mulheres e o novo ciclo desenvolvimentista. 

“Foi um encontro participativo, em uma região importantíssima para o Brasil. Foram abordados temas de interesse nacional, que também interessam à nossa central, a CTB. Porque a nossa visão vai além da questão economicista. A nossa visão engloba a necessidade de um país que mantém as suas reservas naturais, que tem potencial de desenvolvimento, mas sabendo manter esse equilíbrio da natureza com o desenvolvimento. O evento foi muito importante, e contou com uma boa delegação de bancários de todo o país”, destacou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.