
A 27ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe começa nesta sexta-feira (18/7), às 18h, e segue até domingo (20), no auditório do Hotel Portobello, em Salvador. O evento vai reunir representantes das 13 bases sindicais ligadas à Federação dos Bancário da Bahia e Sergipe para discutir assuntos que impactam o dia a dia da categoria.
Serão três dias de intensos debates sobre conjuntura política e econômica; importância das mídias alternativas para a democracia no Brasil; Sistema Financeiro Global, políticas de juros do BC e Regulamentação do Sistema Financeiro brasileiro; a inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho; e a função antissocial dos bancos e o adoecimento generalizado da categoria. Serão divulgados ainda os dados da Bahia e Sergipe da Consulta Nacional 2025 e passados todos os informes sobre a agenda de debates do Comando Nacional dos Bancários com a Fenaban.
No sábado (19), a partir das 16h, acontecerão também os encontros específicos dos funcionários do Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste, Banese, Itaú, Bradesco e Santander.
A 27ª Conferência Bahia e Sergipe será palco também, na sexta-feira (18), do lançamento do livro – O Sistema Financeiro Chinês, do geógrafo e relações internacionais, Marcello Azevedo.
Confira a programação completa:
18 de julho – Sexta-feira
17h – Início do credenciamento
18h – Aprovação do regimento interno e Ato de abertura
18h50 – Lançamento do livro – O Sistema Financeiro Chinês – Marcello Azevedo – Geógrafo e Relações Internacionais.
19 de julho – Sábado
9h – Conjuntura – Augusto Vasconcelos – secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia e presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia.
9h30 – Importância das mídias alternativas para a democracia no Brasil – Joaquim de Carvalho- Jornalista da TV 247.
10h30 – Debate
11h30 – Sistema Financeiro Global, políticas de juros do BC e Regulamentação do Sistema Financeiro brasileiro – José Kobori – Professor, escritor, assessor estratégico e Financeiro
12h10 – Debate
13h – Encerramento da plenária da manhã e almoço
14h30 – A inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho: Perspectivas e desafios
– Leandro Andrade – Professor e pesquisador de tecnologia da informação da Escola de administração da UFBA.
15h – Debate
16h – Encontro dos bancos públicos e privados.
20 de julho – Domingo
9h – Apresentação dos resultados da Consulta Nacional – Dados da Bahia e Sergipe – Amarildo Menezes- diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia
9h20 – Agenda do Comando Nacional dos Bancários – Andréia Sabino – Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe
9h40 – A função antissocial dos bancos e o adoecimento generalizado da categoria – André Guerra – psicólogo
10h20 – Debate
11h40 – Votação das propostas e da delegação para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários.
12h – Encerramento