Audiência celebrou os 40 anos da primeira greve nacional dos bancários

  • Post author:
  • Post category:Artigos

Os 40 anos da primeira greve nacional dos bancários, realizada em setembro de 1985, foi tema de uma Audiência Pública da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14/10). Solicitada pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a atividade reuniu parlamentares e representantes de entidades sindicais de todo o Brasil.

Durante a audiência, os participantes relembraram o contexto político da época, quando o Brasil vivia o processo de redemocratização após 21 anos de ditadura militar. A paralisação de 1985 foi um marco na reorganização sindical.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) destacou que a greve teve papel decisivo na resistência política. “Foi uma greve que, além da pauta salarial, teve um caráter político fundamental. Lembrar essa trajetória é lembrar que podemos resistir para preservar patrimônios do povo brasileiro, como a Caixa Econômica Federal”, afirmou.

14.10 audiencia 40 anos da greve 2 f9078

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) participou da Audiência, sendo representada pelo diretor de Comunicação, Emanoel Souza, e o Secretário Geral, Hermelino Neto. O Sindicato dos Bancários da Bahia foi representado pelo diretor Antônio Messias Bastos.

Em sua fala,  Emanoel Sousa ressaltou que a categoria comemora dois grandes feitos de 1985 – a primeira greve nacional após a ditadura e, no mês seguinte, 30 de outubro, a greve dos empregados da Caixa, que garantiu o reconhecimento dos economiários como bancários, com direito à jornada de seis horas e à sindicalização. “Nós estarmos aqui hoje, celebrando 40 anos deste movimento, não é pouca coisa. As transformações que nós enfrentamos de lá para cá e os desafios que estamos enfrentando até hoje nos permitem dizer de que, a categoria bancária sobrevive porque tem um movimento sindical extremamente forte, com a unidade e com a organização”, destacouo diretor da Feebbase e da Fenae.