
A Comissão Nacional dos Funcionários (CNFBNB) e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) se reuniram na quarta-feira (2/2), em Fortaleza, para mais uma rodada da mesa de negociação permanente. No centro do debate, a contratação de novos funcionários, os dados da pesquisa sobre o sistema Convergente e a Capef, dentre outros temas importantes.
No início da reunião, o BNB informou que 411 novos funcionários foram contratados a partir do concurso vigente. Disse ainda que só haverá novas convocações após os desligamentos voluntários pelo novo PDV, que ainda não foi lançado, mas reafirmou que convocará o mesmo número de funcionários que se desligarem.
A CNFBNB cobrou a realização de um novo concurso, dessa vez para áreas técnicas, inclusive de nível superior.
Os representantes do banco divulgaram ainda que a vacina contra a pneumonia já está disponível para todos os associados da Camed, que devem fazer agendamento através dos canais de atendimento disponíveis no site www.camed.com.br.
Atendendo a um pedido da CNFBNB, o BNB informou ainda que já está disponível na plataforma da Universidade Corporativa, um curso sobre Educação Financeira, que pode ser acessado por todos os funcionários. Questões como vícios em compras online, jogos e apostas também estão sendo acompanhadas pelo serviço social do banco, além de um trabalho preventivo do SESMT, para manter e resgatar um ambiente de bem-estar para todo o funcionalismo.
Com relação ao Promova-se, o BNB informou que o novo modelo está em vigor desde o dia 31 de março, com uma nova pontuação para mulheres que tiraram licença maternidade. Agora, utiliza-se o período em que esta teve melhor desempenho como critério para avaliação durante o período da licença.
Quanto aos funcionários que não conseguem comprovar os gastos com deslocamento (vale-transporte) por falta de transporte público formal, o banco solicitou informações de como os demais bancos públicos tratam esse assunto. A Comissão Nacional ficou de fazer esse levantamento.
A Comissão solicitou ainda a criação de um grupo de trabalho para debater o plano de funções, a exemplo do que aconteceu com o Plano de Cargos e Remuneração (PCR).
Sobre os grupos focais de gênero, raça/cor, PCD e mulher, outra conquista dos funcionários do Banco do Nordeste na Campanha Nacional dos Bancários de 2024, foi informado que em breve será concluído e divulgado o calendário de funcionamento dos mesmos.

Convergente
No encontro, o BNB apresentou também um breve levantamento sobre as respostas qualitativas da pesquisa do Convergente. A pesquisa revelou a necessidade de aprimoramento da comunicação e realização de feedbacks; melhor definição dos critérios para meta, dentre outros. Como melhoria, a pesquisa apontou como necessária o treinamento de gestores; necessidade de integração em um único sistema com interface mais intuitiva e menos burocrática; adoção de padronização na definição das metas por função, entre outras.
Com base na pesquisa, a direção do BNB informou que já está implementando algumas medidas, como: aumento da comunicação institucional durante o período de execução do ciclo; mensagens específicas sobre feedback; contato individual com as unidades com pendências de avaliação. Em breve, implementará também treinamento com os gestores com o tema “comunicação eficaz e feedback”, além da revisão e melhoria do processo de avaliação de desempenho com base nos dados.
A CNFBNB cobrou também que o curso sobre feedback seja disponibilizado para todos os funcionários, e não somente para gestores, visto que o funcionalismo está sempre em encarreiramento e funcionários que hoje não são gestores podem ser no futuro.
Outros temas
A Comissão Nacional cobrou a direção do banco sobre uma resolução do plano BD da Capef. O Banco informou que está analisando uma contraproposta para apresentar à Capef e aos associados, ressaltando que esta é uma questão complexa e que precisa de aporte por parte do próprio banco, já que as instâncias governamentais informaram que não haverá aporte externo. Qualquer novidade, as entidades sindicais serão informadas.
A representação dos trabalhadores abordou também uma preocupação dos técnicos de campo em relação à privacidade com a aquisição de novos equipamentos pelo Banco que podem ser monitorados por GPS. O BNB informou que trata-se apenas da compra de um software de uma empresa externa, visando um novo modelo de gestão que aperfeiçoe o trabalho desses funcionários otimizando suas rotas. Informou também que o monitoramento será realizado exclusivamente pelo banco e que o uso do sistema deve ser expandido para outros funcionários que também realizam trabalhos externos.
A CNFBNB solicitou dados sobre afastamentos dos funcionários por problemas de saúde. O banco se comprometeu a convidar a CNFBNB para evento que tratará especificamente deste tema no novo cenário imposto pela nova Norma Regulamentadora nº 01 do Ministério do Trabalho, que ocorrerá em breve.
Avaliação
Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Waldenir Britto, a reunião apresentou pontos importantes, mas é preciso que o banco faça novos concursos. “ O banco precisa entender a necessidade de novos concursos para o BNB. Esses 411 novos colegas não resolvem os problemas de falta de mão de obra, principalmente nas agências. É necessário elevar o limite total dos funcionários, hoje um pouco mais de 7.000, pois o capital do banco aumentou, as metas aumentaram, novas agências estão sendo abertas e o número total de funcionários ainda não! Se faz necessário e urgente também um concurso de nível superior para diversos cargos, como técnicos de campo, advogados dentre outros!” , destacou.
A próxima rodada de negociação entre a representação dos trabalhadores e do BNB deve acontecer no dia 7 de maio, às 14h, na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza.