Liminar judicial suspende trabalho bancário aos sábados; funcionamento requer negociação sindical

O Santander fez uma campanha na mídia, de ampla divulgação, que teve como objetivo atrair mais clientes, para isso, o banco determinou a abertura das agências no último sábado (22).

Sindicatos, de todo Brasil, fizeram um movimento contra essa imposição ilegal do Santander e entraram com ações judiciais. A abertura de agências e do trabalho dos bancários, aos sábados, devem passar por negociação com as entidades sindicais.

Em Ilhéus, a agência do Santander não funcionou, entre sexta (21) e segunda-feira (24), devido a casos de Covid-19. A unidade reabriu na terça-feira (25) e pelo período que teve as atividades suspensas, não houve manifestação frente ao quadro de infecção de coronavírus.

Em outras cidades aconteceram movimentos, também ações judiciais, como aqui em Ilhéus, com o objetivo de impedir essa abertura do banco aos sábados.

Em vitória similar da categoria em outras bases, o Sindicato dos Bancários de Ilhéus conseguiu uma liminar para suspender o expediente bancário aos sábados.

Mesmo a decisão não saindo a tempo de impedir a abertura da agência de Ilhéus, no sábado (22), a determinação judicial serve para os futuros sábados. Estabelece ainda, que o funcionamento das unidades só podem ocorrer por meio de negociação sindical.

Leia sentença judicial na integra.