Sindicato cobra abertura de CAT para casos Covid-19 no Bradesco

Na tarde dessa terça-feira (30), dirigentes do Sindicato dos Bancários de Ilhéus participaram de uma reunião com o gerente regional do Bradesco para cobrar a abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) de todos os funcionários que contraíram a Covid-19, já reconhecida como doença ocupacional por diversas entidades e instâncias do poder judiciário brasileiro.

Na ocasião, o gerente regional do Bradesco sinalizou que a reivindicação sobre abertura de CAT por contaminação da Covid-19 seria repassada ao setor jurídico do banco para análise. O Sindicato cobrou também algumas medidas para diminuir os riscos de contágio nas agências, como colocação de biombos de acrílico nas mesas dos funcionários e a disposição de materiais para uso exclusivo dos clientes, como canetas e outros objetos.

Outra cobrança que o sindicato fez ao banco foi sobre a questão das visitas presenciais a clientes, que o Bradesco mantém, o que não é viável devido ao crescente números de casos da Covid-19. A entidade sindical comunicou ao gerente regional que todas as agências que estão fazendo visitas durante este período serão fiscalizadas, e caso haja alguma irregularidade ou risco eminente ao trabalhador, providências serão adotadas.

Os dirigentes sindicais ainda pediram informações ao gerente regional sobre a instalação de um ponto de atendimento do Bradesco na zona sul de Ilhéus, e o representante do banco informou que a instalação desse equipamento está suspensa devido à pandemia da Covid-19, mas que em um futuro bem próximo será retomado esse projeto.