
Foto e vídeo: Marcos Nascimento
Na manhã desta terça-feira, 06 de maio, o Sindicato dos Bancários de Ilhéus promoveu uma manifestação em frente à agência do Bradesco, no município de Canavieiras, em protesto contra as recentes demissões promovidas pelo banco. A ação contou com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, da Unegro e do Sindicacau.
De acordo com Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato, o Bradesco vem intensificando a pressão sobre os trabalhadores, mantendo um ambiente de insegurança e instabilidade nas agências. “O banco continua demitindo e deixando os funcionários em clima de tensão. Com o quadro cada vez mais enxuto, os bancários que permanecem são sobrecarregados e acabam adoecendo”, afirmou.
O caso que motivou a manifestação em Canavieiras foi a demissão de uma funcionária que, segundo o Sindicato, está com uma doença ocupacional, reflexo direto da sobrecarga e das metas abusivas impostas pela direção do banco. “Essa demissão é inaceitável. É resultado de um modelo de gestão que adoece e descarta trabalhadores”, completou Cardoso.
A paralisação na agência deve ocorrer até às 10h ou 11h, como forma de pressionar o banco e dar visibilidade à situação enfrentada pelos funcionários.
A mobilização é mais uma etapa da luta dos bancários contra os ataques aos direitos trabalhistas e em defesa da saúde e dignidade dos trabalhadores do setor financeiro.
Informações atualizadas às 10h30min – Dario Brito, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canavieiras (Sindspuc) está presente no ato. A paralisação segue até às 12h.