Sindicato participa de reunião na Câmara de Vereadores de Ilhéus para discutir atendimento nas agências da cidade


O presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, participou nesta quarta-feira (15) de uma reunião na câmara municipal com a presença dos vereadores Ivo Evangelista, Kaique Souza e Ederjúnior (licenciado) atual secretário de Desenvolvimento Econômico, gestores das agências bancárias do município, (exceto do Bradesco) e o presidente do sindicato patronal do comércio local.


Durante o encontro, foram discutidas algumas questões sobre o atendimento nos bancos, em especial o impedimento da entrada dos clientes na agência, assegurou Rodrigo Cardoso. “Também conversamos a questão do horário de funcionamento dessas unidades, deixando claro que existe um norma do Banco Central que estabelece cinco horas de atendimento ao público, sendo necessário que entre 12h e 15h a agência esteja aberta”, disse o sindicalista.


De acordo com Rodrigo Cardoso todos os gestores das agências estão no posicionamento de alterar o funcionamento de 11h às 16h para das 10h às 15h. “O sindicato fez uma consulta, com trabalhadores e trabalhadoras na base, na qual percebeu que a ampla maioria apoia essa mudança, tendo em vista a possibilidade do encerramento do expediente mais cedo”, frisou.


“Apesar de ter uma minoria indiferente aos horários de funcionamento e outro percentual pequeno que prefere o expediente das 11h às 16h, o sindicato fez esse relato que a maioria apoia essa mudança para de 10h às 15h. O importante para o sindicato é garantir o respeito à jornada desses trabalhadores e trabalhadoras, nesse sentido garantindo o direito da jornada, a categoria não tem dificuldade de contribuir com o que for melhor para usuários dos serviços bancários” complementou.


“Quero lamentar a atitude do Bradesco, que não enviou nenhum representante para participar desse diálogo. Justamente o banco com o maior número de reclamações por parte dos clientes. Isso acaba repercutindo mal, inclusive porque a Câmara Municipal vem recebendo diversas queixas sobre os serviços prestados por esse banco”, concluiu Rodrigo Cardoso.