Vitória! 77,7% das negociações resultaram em aumento real em 2025

A luta sindical tem gerado ganhos importantes para os trabalhadores brasileiros. Em 2025, 77,7% dos acordos coletivos resultaram em aumento real de salário. Em 14,1% das campanhas salariais, os aumentos foram iguais à inflação, enquanto apenas 8,2% tiveram ajustes inferiores à alta geral de preços. Os dados foram divulgados pelo Dieese nesta quinta-feira (22/1).

Dos 21.510 reajustes analisados pelo Dieese, somente 54 foram concluídos em dezembro. Mesmo assim, o último mês de 2025 contabilizou 81,5% aumentos reais e 18,5% iguais à inflação. Nenhuma categoria teve perda (arrocho) salarial em dezembro.

“Nos últimos 12 meses, entre as principais categorias que devem agora entrar em negociação, destacam-se os serviços de turismo e hospitalidade e na indústria da construção e mobiliário, com ganhos reais em torno de 90% dos casos. O menor percentual de reajustes acima da inflação foi o das comunicações; e os maiores abaixo do INPC ocorreram na saúde privada e no setor rural”, indica o Dieese.

A tendência de aumento real tem prevalecido nos primeiros três anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem adotado medidas para fomentar o emprego e aumentar a renda do trabalhador. A mediada de maior impacto é a isenção da cobrança de imposte de renda para quem ganha até R$ 5mil e descontos para quem ganha até R$ 7.350, que começou a valer em janeiro e deve beneficiar milhões de trabalhadores