É preocupante o avanço da contaminação pela variante Ômicron da Covid-19 nas agências da base do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, o que atenua a situação é que a categoria foi imunizada com a segunda dose e boa parte já recebeu o reforço da imunização, não há registros de hospitalização.
Nesse mês de janeiro de 2022, foram registrados 54 casos positivos para o coronavírus só em Ilhéus. Essa situação é resultado, em parte, da flexibilização das medidas restritivas por parte governamental e da profunda fragilização nos protocolos sanitários adotados pelas instituições bancárias.
Muitos bancos já não têm mais contratado empresas especializadas para realizaram a sanitização. Esse procedimento tem sido feito pelos próprios os funcionários da higienização e a agência é liberada com 12 horas, como é o caso da Caixa Econômica.
Diante desse panorama, o Sindicato busca junto as autoridades municipais e principalmente a Secretaria de Saúde, a exigência para a apresentação do esquema vacinal completo para a entrada de clientes nas agências.
“A categoria resguardando a própria saúde e de terceiros aderiu à campanha de vacinação, nós esperamos a retribuição das pessoas que se vacinem também, apresentem seus cartões, isso pode proporcionar um ambiente mais seguro nas agências”, avaliou um dirigente sindical.
Sindicato dos Bancários de Ilhéus