Em Ilhéus, a categoria rejeitou a proposta, por 50,91% dos votantes contra 49,09% favoráveis. O Sindicato realizará nova assembleia para discutir com a categoria os encaminhamentos e deliberações.
Empregados e empregadas da Caixa de todo o país participaram de assembleias nesta terça-feira (5/12), para se manifestar sobre a proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico sobre o Saúde Caixa. Na Bahia e Sergipe, a proposta foi aprovada na maioria das bases sindicais: Bahia, Sergipe, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Extremo Sul da Bahia e Camaçari. Nas bases dos sindicatos de Jequié e Vitória da Conquista, foi reprovada.
Nacionalmente, o acordo foi aprovado em 73,6% dos sindicatos que realizaram assembleia. No total, 51,6% dos votantes aprovaram a proposta, segundo dados da Contraf.
Entre as cidades com maior base da categoria, a proposta foi aprovada em Brasília, no ABC (SP), Campinas (SP), Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Piauí, Alagoas, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis, Espírito Santo e Mato Grosso. No Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, no Pará e no Acre foi rejeitada.
Em São Paulo, maior base sindical da categoria bancária do país, a assembleia foi suspensa por volta das 11h por decisão da Justiça, devido a uma decisão liminar pedida por um bancário. Até aquele momento, mais de 1.300 votos já tinham sido computados, com 67% a favor da aprovação do acordo. A assembleia foi remarcada para o dia 8 (sexta-feira).
As lideranças sindicais manifestaram satisfação com a aprovação da proposta, destacando que a rejeição poderia resultar em reajustes que desconsiderariam princípios fundamentais como o pacto intergeracional e a solidariedade, prejudicando aposentados(as) e aqueles com salários mais baixos.
Apesar da vitória, a votação apertada indica que nem todos os participantes do plano estão satisfeitos com a proposta e que a luta em defesa do Saúde Caixa precisa continuar.
Confira o resultado das assembleias em sindicatos da Bahia e Sergipe:
Bahia – Aprovado por 68,55% dos votantes. 30,08% votaram contra e 1,36% se abstiveram
Sergipe – Aprovado por 52,41% dos votos. 45,61% foram contrários e 1,98% se abstiveram.
Irecê e Região– Aprovado por 80% dos votantes.
Itabuna e Região – Aprovado por 55,22% dos votos. 44,79% votaram contra.
Juazeiro e Região – Aprovado por 61,70% dos votantes.
Extremo Sul da Bahia – Aprovado por 58% dos votos. 41% votaram contra e 1% se abstiveram.
Camaçari – Aprovado por 60% dos votantes. 40% votaram contra.
Jequié e Região – Reprovado por 59.38% dos votantes.
Vitória da Conquista e Região – Reprovado por 55,6% dos votos. Já 42,6% dos votantes optaram pela aprovação e 1,7% se abstiveram.
Ilhéus e Região – Reprovado por 50,91% dos votantes contra 49,09% favoráveis.