Sindicato se reúne com secretário de Saúde de Ilhéus em busca de medidas para reforçar a segurança sanitária nas agências; comprovação de vacinação é primordial

Na manhã desta terça-feira (01), o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, acompanhado dos dirigentes sindicais Luiz Roberto e Jandir Dócio se reuniram com o secretário municipal de Saúde, André Cezário. Na reunião, foi apresentada ao representante do executivo ilheense, a situação dramática da contaminação de Covid-19 nas agências da cidade.

O Sindicato fez um levantamento e confirmou que foram 57 casos de bancários contaminados apenas em janeiro passado, um índice de 30% por cento da categoria foi positivada com o coronavírus. Das 12 agências em Ilhéus, apenas uma não teve caso reagente da infecção.

A entidade sindical solicitou à Secretaria de Saúde que buscasse junto ao município regulamentar os decretos estaduais que aumentam as restrições e o controle de acesso em ambientes fechados e, fundamentalmente, a exigência do comprovante de vacinação para entrada agências bancárias.

Também foi indicado que a Secretaria promovesse fiscalizações no contingenciamento do atendimento, com no máximo 50 % de cadeiras a serem ocupadas nas unidades. Ainda esteve em pauta, o pedido de testagem em massa na categoria e fiscalização do processo de sanitização nas agências, para que essa desinfecção aconteça de forma mais eficiente.

O Sindicato pontuou que alguns bancos não têm adotado práticas recomendadas dos protocolos, apenas executam uma simples higienização. De acordo com Rodrigo Cardoso, o secretário André Cezário sinalizou concordar com os pleitos, porém precisa que esse processo passe por regulamentação, com um novo decreto municipal. “Ele (Cezário) informou que estará em diálogo com governo municipal, com o próprio prefeito, no sentido de buscar o restabelecimento do gabinete de crise, onde ele apresentará essas propostas de regulamentações que nós bancários solicitamos”, destacou.

“O conselho de saúde terá uma reunião nessa quinta-feira, dia 03, e o sindicato apresentará essa proposta de resolução para que o conselho busque essa regulamentação”, concluiu.